Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de uma desarrumada

. desarrumações . emigração . humor parvo . lifestyle . badalhoquices . coisas de gaja .

Diário de uma desarrumada

. desarrumações . emigração . humor parvo . lifestyle . badalhoquices . coisas de gaja .

21
Ago18

Dicas para se escrever num blog que fui aprendendo ao longo de 4 anos.

E ainda com muito para aprender, mas para já isto foi o que aprendi:



- Escrever os posts mais longos durante a semana e programá-los para que saiam, ou logo de manhã, ou ali na hora de "despegar", entre as 17h30 e as 20h. As pessoas estão ou em transportes ou acabaram de chegar a casa e querem espairecer um pouco antes de começar a fazer o jantar. Posts entre as 5h e as 8h30 também funcionam bem, são os mais lidos pelas pessoas que apanham transportes para ir para o trabalho, ou que trabalham com computadores (muitas pessoas dão uma escapadinha aos blogs no início do dia de trabalho, shiiiiu, não contem a ninguém!)

 

- A terça-feira e quarta-feira, são os dias com mais visualizações. A azáfama da segunda-feira já se foi, mas ainda estamos suficientemente longe do fim-de-semana para as pessoas começarem a desconectar-se dos blogs. São portanto dias ideias para escrever testamentos ou textos mais pessoais.

 

- Escrever post curtos e divertidos ou com vídeos, músicas, frases, durante o fim-de-semana.

 

- Não escrever sobre assuntos importantes em épocas importantes, porque ninguém vai ler, exemplo: Natal, fim de ano e no mês de Agosto. Nestas épocas as pessoas só querem um post curto a desejar Feliz Natal/boas férias e nem isso vai ter visualizações porque "é mais do mesmo". Este ano tenho partilhado bastante em Agosto, e isso está a notar-se ao nível das visualizações. O ideal é fazer um post em Setembro com um apanhado de links para o que se passou no blog durante o verão. Vou fazê-lo, se estiver com paciência.


- Esta não é novidade, post com imagens e com títulos sugestivos são mais vistos. Mas não caiam no erro de fazer click-bait. Se fazem um título sugestivo, é bom que o texto fale sobre isso. Das duas uma, ou fazem humor com o vosso título, ou falam de outra coisa completamente diferente e o leitor sente-se enganado.

 

- Posts longos bem formatados aumentam a vossa chance de alguém os ler até ao fim. Ninguém quer ler um texto enorme sem justificado, parágrafos, negritos e outras estratégias para tornar um post longo mais digestível. Tenham cuidado com isto... já me aconteceu deixar de ler um texto grande porque a letra estava muito pequena ou as frases estavam muito coladas. Também já me aconteceu fazê-lo aqui no blog... mas ou é com o propósito de fazer algo do estilo "despejo da alma, vou publicar isto sem reler, nem formatar, seja o que Deus quiser", que é um estilo de posts geralmente muito apreciados, ou então estava no telemóvel, e é uma porcaria formatar posts no telemóvel.

 

- Erros de escrita... sei que acontece aos melhores e é fácil de perceber o que foi uma gralha de escrita do que é um verdadeiro erro... um "queria que tu fosse dar uma volta" não é a mesma coisa que um "queria que tu foçes dar uma volta". No entanto, um erro a cada duas palavras, evitemos... já subscrevi pessoas que fazem muitos erros porque o conteúdo é mesmo bom e uma pessoa pensa "vamos dar uma oportunidade, mas é pena escrever com tantos erros"  e eventualmente as pessoas acabam por se aperceber que o SAPO BLOGS tem uma opção fantástica na edição de posts que corrige os erros todos (botão ABC), eu uso sempre, e vocês? 

 

 

E vocês, meus unicórnios desarrumados, que dicas sobre escrever em blogs têm para partilhar com a malta?

 

Beijo na bunda! 

 

25 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Vamos escolher um nome para o meu vibrador?

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

O melhor comentário ganha um biscoito!

Diário em fotos aqui:

Mais sobre mim

foto do autor

Desarrumações antigas

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D