Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de uma desarrumada

Desarrumada na casa e na alma, sou eu, prazer. Um pensamento por dia. Ou quando me apetecer.

Diário de uma desarrumada

Desarrumada na casa e na alma, sou eu, prazer. Um pensamento por dia. Ou quando me apetecer.

19
Out17

Missão #em2018ficoboa | 2

Esta semana quase que voltava a entrar no ritmo errado. Explico, tenho andado a tentar prestar atenção ao meu corpo, introduzi mais hidratos de carbono e tenho feito afirmações para diminuir os meus binges (tentar cenas mais psicológicas não custa nada, comigo tem resultado!). No entanto, nesta última sexta tive o período, e como sempre, uma FOME ENORME a acompanhar o maldito.

 

Nestes dias não é fácil dizer ao corpo que ele tem tudo o que precisa e que está tudo controlado, é stress e mais stress, por isso permito-me sempre umas quantas asneiras nesta altura do mês... um chocolate, umas batatas fritas, algo do género. Mas este desleixo, mesmo que temporário e sem consequências no peso, traz um problema - tinha que haver um problema se não isto de ser super saudável na sociedade actual seria fácil - é que quando se dá mais açúcar ao corpo ele "gosta" (através de mecanismos de picos glicémicos, proliferação de certas bactérias intestinais "viciadas" em açúcar) e vai pedir mais e mais açúcar para se manter neste novo "equilíbrio" fictício... Relativamente a isto gostava só de também deixar aqui uma pequena achega ao "vício" cerebral que o açúcar provoca através de reacções de libertação de dopamina e da activação do sistema de recompensa...  Por isso, entre intestinos, cérebro, equilíbrio glicémico, há muitas razões para estarmos todos - ou quase todos, vá - viciados em açúcar!

 

Ora bem, o facto de saber isto tudo ajudou-me esta semana... porque basicamente desde sexta que ando a comer uma ou várias porcarias por dia. Hoje foi o dia todo a comer chocolates de caixa porque um estagiário lá no trabalho vai embora e trouxe umas quantas caixinhas (Parece que está oficialmente aberta a época das caixas de chocolates de Natal lá no sítio onde trabalho!) e quando saí do trabalho ia, como já vem sendo hábito há alguns dias e o foi constantemente há uns meses atrás, ao supermercado aqui do lado comprar um daqueles pacotes de bolachas com pepitas que tem a bandeira dos EUA na embalagem e mais um pacote de batatas fritas. Ia lançada na minha asneira até que passo pela secção de legumes e vejo os abacates, pensei, ora que raios, quando andei na minha fase de tentar ser 100% Paleo andava sempre a comer disto, agora mal lhes toco, alguma coisa mudou. E tive o click, "tens de acordar para a vida moça!". Ando a comer menos legumes do que antes, apesar de continuar a perder peso, a dieta Paleo ajudava a que eu me esforçasse para meter sempre legumes variados no prato, e esse aspecto do Paleo faz-me falta. Por isso bota, comprei uns quantos legumes, nomeadamente cenouras, abacates, tomates e uma alface, mais umas pernas de frango (já tinha outras coisas em casa). Hoje o jantar é Paleo e não se fala mais nisso.

 

Fiz este post para mostrar que a ignorância dos mecanismos do nosso corpo às vezes leva-nos a cair nas ratoeiras do cérebro... "olha, olha, só mais um pain au chocolat não vai matar ninguém", diz ele, "pois, mas já ontem comi um pacote de bolachas inteiro, vai lá com calma que aqui a je respeita muito a sua saúde." Amo-me e não posso andar sempre a ingerir porcarias, entretanto vou experimentando coisas novas e vendo qual o tipo de alimentação que resulta melhor para mim.

 

Hoje o jantar é clean, porque o dia todo não o foi (maldita caixa de chocolates de Natal) e logo já meto foto da janta no Insta.

 

E vocês, também têm uma missão relativamente à vossa saúde? Como anda a correr?  

7 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Estes também desarrumam por aí:

triptofano.blogs.sapo.pt insensato.pt chicana.blogs.sapo.pt avidadagorduchita.blogs.sapo.pt comoquemnaoqueracoisa.blogs.sapo.pt hamaremmim.blogs.sapo.pt www.domingoatarde.com artedasimplicidade.blogs.sapo.pt happynessiseverywhere.blogs.sapo.pt 1simplesdesconhecido.blogs.sapo.pt ahipsterchique.com derepentejanos40.blogs.sapo.pt busca-de-sentido.blogs.sapo.pt ohporfavor.blogs.sapo.pt cantinhodacasa.blogs.sapo.pt belinhalemanha.blogs.sapo.pt contosdameninamulher.blogs.sapo.pt papagaioindiscreto.blogs.sapo.pt vidaasfatias.blogs.sapo.pt justsmile.blogs.sapo.pt mariamocha.blogs.sapo.pt www.desabafosdamula.com porque_eu_posso.blogs.sapo.pt srsolitario.blogs.sapo.pt

Diário em fotos

Leituras

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D