Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de uma desarrumada

Desarrumada na casa e na alma, sou eu, prazer. Um pensamento por dia. Ou quando me apetecer.

Diário de uma desarrumada

Desarrumada na casa e na alma, sou eu, prazer. Um pensamento por dia. Ou quando me apetecer.

14
Set17

Memórias que não vivi.

Tive recentemente uma paciente com 92 anos e agradeci mil vezes ao destino ter cruzado esta senhora. É a Dona Joséphine, uma senhora linda, pequenina, cheia de rugas e uns imensos olhos azuis, escondidos por detrás de uns cabelos brancos, que já foram mais abundantes, mas que insistem em sair da trança, que tão bem prende ao nível da nuca, vindo passear na região da testa.

 

Eu acho estes seres humanos uma biblioteca andante, consigo aprender mais com eles do que com certos livros. Aproveitei para lhe perguntar algumas receitas francesas, um pouco sobre agricultura e quis saber como era a vida antigamente, curiosa como sou. Ela disse-me que viveu a II Guerra Mundial e perguntei-lhe como foram esses tempos, ela respondeu sem hesitar, como se guardasse todas as palavras preparadas há anos. A resposta dela vai ficar para sempre na minha cabeça. 

 

Nunca queiras viver num país em guerra. Nós tínhamos medo de encontrar os alemães na rua, muito medo. O café dos meus pais foi invadido por eles, partiram tudo que ficou, levaram o resto. Os meus pais ficaram sem nada. Era a miséria. Quando chegámos a casa dos meus avós eles estavam mortos na cama. Nunca esquecerei o que vi e vivi nessa época. 

 

Joséphine começa a ficar com lágrimas nos olhos e eu já não aguentava ver aqueles grandes olhos azuis ficarem lacrimejantes. Tive um medo estúpido, daqueles que uma pessoa nem controla... Tive medo de ver aquela senhora a chorar em frente a mim e não saber o que lhe dizer, porque não, nunca vivi num país em guerra. 

 

23 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Estes também desarrumam por aí:

triptofano.blogs.sapo.pt insensato.pt chicana.blogs.sapo.pt avidadagorduchita.blogs.sapo.pt comoquemnaoqueracoisa.blogs.sapo.pt hamaremmim.blogs.sapo.pt www.domingoatarde.com artedasimplicidade.blogs.sapo.pt happynessiseverywhere.blogs.sapo.pt 1simplesdesconhecido.blogs.sapo.pt ahipsterchique.com derepentejanos40.blogs.sapo.pt busca-de-sentido.blogs.sapo.pt ohporfavor.blogs.sapo.pt cantinhodacasa.blogs.sapo.pt belinhalemanha.blogs.sapo.pt contosdameninamulher.blogs.sapo.pt papagaioindiscreto.blogs.sapo.pt vidaasfatias.blogs.sapo.pt justsmile.blogs.sapo.pt mariamocha.blogs.sapo.pt www.desabafosdamula.com porque_eu_posso.blogs.sapo.pt srsolitario.blogs.sapo.pt

Diário em fotos

Leituras

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D