Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de uma desarrumada

Apostadinha em transformar isto num blog sério, mas não prometo nada.

Diário de uma desarrumada

Apostadinha em transformar isto num blog sério, mas não prometo nada.

18
Jul17

Aos colegas de trabalho.

O tal jantar correu muito bem. Soube bem sair e estar com uma colega que, muito provavalmente, nunca mais vou voltar a ver ou falar com...

 

No sítio onde trabalho há muitos emigrantes e alguns só estão cá por um ano, aprendem o francês, e bazam para outros sítios mais "atractivos", como grandes cidades, ou zonas próximas de aeroportos... não os censuro, assim que puder faço o mesmo, só censuro a falta de carácter de alguns, que cospem de boca cheia numa instituição que tanto os ajudou - alguns dos mais mal agradecidos tiveram direito a curso de francês pago à chegada em França - eu nunca cheirei nenhum desses, foi o démerde-toi completo nos primeiros meses.

 

A verdade é que tem sido um vai-vem de colegas, eles chegam a falar zero da língua, com hábitos de outros países, tal como eu cheguei é claro, e uma pessoa lá vai fazendo o esforço de ser compreensivo, explicar uma e outra vez como funcionam as coisas no trabalho, mostrar uma e outra vez os cantos à casa, traduzir em inglês, escrever o mais importante em francês com traduções ao lado, às vezes, em situações desesperadas, até desenhos faço!

 

Uma pessoa afeiçoa-se, pensa estar a trabalhar num sítio onde existe uma verdadeira equipa... e quando a coisa corre bem, quando já dá para ter conversas fluídas sem parar a cada 5 minutos para traduzir algo, eis que chega a demissão. Eles vão embora, eu fico - já levo quase 3 anos deste sítio, o que faz de mim a mais "antiga" da minha equipa - e vira o disco e toca o mesmo, c'est parti para mais uma fornada de colega novos. E os que vão, raramente falam ou dão novidades, quando meto conversa com alguém pelo messenger mandam-me passear (não directamente, mas quase, que vai dar ao mesmo!).

 

Não admira que esteja cansada e a desistir completamente de fazer amigos no trabalho, pelo menos neste trabalho.

 

3 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Diário em fotos

Leituras

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D